A MVA-BN é comercializada como Jynneos nos EUA e como Imvanex na Europa. A Bavarian Nordic está tentando expandir a aprovação de sua vacina contra mpox/varíola para incluir crianças de dois a 11 anos e iniciou um estudo de Fase II para apoiar essa aprovação.
O estudo de Fase II planeja comparar a segurança e a resposta imune da vacina entre crianças nessa faixa etária e adultos. O ensaio é parcialmente financiado pela Coalizão para Inovações em Preparação para Epidemias (CEPI).
A empresa dinamarquesa de vacinas pretende recrutar participantes na República Democrática do Congo e possivelmente em Uganda. A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou mpox uma emergência de saúde pública global pela segunda vez em dois anos, em agosto, depois que um novo tipo do vírus se espalhou da República Democrática do Congo para países vizinhos.
A MVA-BN é uma vacina não replicante contra mpox. Em setembro, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) expandiu a indicação da vacina para incluir adolescentes com mais de 12 anos. No mesmo mês, a Aliança Global para Vacinas e Imunização (GAVI) fez um acordo de compra com a Bavarian Nordic para garantir 500.000 doses para países na África.
A Bavarian Nordic observou que, embora o ensaio de Fase II marque a primeira investigação da MVA-BN como vacina contra mpox/varíola para crianças mais novas, uma versão recombinante da vacina, a Mvabea, foi aprovada pela EMA em 2020 como parte de um regime de vacina prime-boost para a prevenção de doenças causadas pelo vírus Ebola em indivíduos com um ano de idade ou mais.
Dr. Nicole Lurie, diretora executiva de preparação e resposta da CEPI, afirmou que os resultados deste estudo serão cruciais para moldar estratégias de vacinação contra mpox que possam proteger as crianças e acabar com este devastador surto, além de fornecer orientações importantes para populações locais endêmicas.
A vacina contra mpox/varíola tem sido uma importante fonte de receita para a Bavarian Nordic, gerando DKK 5 bilhões (US$ 724 milhões) em vendas globais e contratos governamentais no ano passado, segundo dados financeiros da empresa.
Outra vacina contra mpox em desenvolvimento é a vacina de mRNA da Moderna, atualmente em ensaio de Fase I/II, avaliando a segurança, tolerabilidade e resposta imune em adultos saudáveis.