A aquisição incluirá o ALIA-1758 da Aliada, que está em desenvolvimento para o tratamento da doença de Alzheimer. Crédito: Art_Photo/Shutterstock.
A AbbVie firmou um acordo para comprar todas as ações da Aliada Therapeutics por US$ 1,4 bilhão em dinheiro.
O negócio inclui o principal produto da Aliada, o ALIA-1758, que está em desenvolvimento para a doença de Alzheimer.
A Aliada é líder em terapias que atravessam a barreira hematoencefálica, visando receptores abundantes em células endoteliais cerebrais.
Esta tecnologia faz parte da plataforma MODEL, projetada para entrega precisa de medicamentos no sistema nervoso central.
O ALIA-1758 utiliza essa tecnologia para transportar um anticorpo que degrada placas associadas ao Alzheimer.
A plataforma MODEL foi desenvolvida originalmente por cientistas da Johnson & Johnson para entregar medicamentos ao cérebro.
A aquisição pela AbbVie deve fortalecer suas capacidades de pesquisa e desenvolvimento, acelerando novas terapias para distúrbios neurológicos.
Roopal Thakkar, vice-presidente executivo de P&D da AbbVie, afirmou: “A neurociência é uma de nossas áreas de crescimento e estamos comprometidos em inovar para atender necessidades críticas de pacientes com doenças neurológicas debilitantes, como o Alzheimer.”
O ALIA-1758 está em testes clínicos de Fase I para avaliar sua segurança.
A transação, sujeita a aprovações regulatórias, será concluída no quarto trimestre de 2024.
A AbbVie contou com a Covington & Burling como assessoria jurídica, enquanto a Centerview Partners ofereceu consultoria financeira e a Fenwick & West prestou serviços jurídicos à Aliada.
Recentemente, a AbbVie colaborou com a Gedeon Richter para desenvolver novos tratamentos para condições neuropsiquiátricas.