A fabricante de testes de sangue Grail recrutou a estrela de “Grey’s Anatomy”, Kate Walsh, para participar de uma campanha que incentiva a geração X a realizar testes de câncer o mais cedo possível. A campanha “Generation Possible” promove testes de detecção precoce de múltiplos tipos de câncer (MCED), embora o site da campanha ofereça um link para conhecer uma opção de MCED da Grail, direcionando os visitantes para o teste Galleri da empresa.
Em um vídeo na página da campanha, Walsh fala sobre como o diagnóstico de câncer de seus pais a motivou a cuidar da própria saúde, “não apenas por mim, mas por aqueles que amo”. Ela conta que parou de fumar, se alimenta bem, faz exercícios regularmente e realiza os exames de câncer recomendados.
“Meus pais e as gerações anteriores não tinham essa opção, mas estou muito feliz que agora temos. Estamos tentando detectar o câncer o mais cedo possível. Isso nos torna parte da ‘Generation Possible'”, diz Walsh, que tem 57 anos, no final do vídeo, pedindo aos espectadores com risco elevado de câncer que conversem com seus médicos sobre os testes MCED.
Os testes recomendados geralmente incluem apenas os para câncer de cólon, mama, cervical, próstata e pulmão. Já os testes MCED visam detectar uma gama muito mais ampla de doenças em estágios iniciais.
No anúncio da campanha, a Grail citou dados mostrando que cerca de 70% das mortes por câncer são causadas por tipos de câncer além dos cinco incluídos nos exames recomendados e que a taxa de sobrevivência de cinco anos é quatro vezes maior quando o diagnóstico é feito precocemente.
Um questionário no site da campanha ajuda os visitantes a determinar se são elegíveis para os testes de sangue, que são voltados para aqueles com risco elevado de câncer. Segundo a Grail, um dos maiores fatores de risco é a idade; a taxa média de câncer em pessoas com 50 anos ou mais é estimada em 13 vezes maior que a de grupos mais jovens.
“Nossa pesquisa mostra que quando a maioria dos americanos mais velhos ouve sobre os benefícios dos testes MCED, eles querem saber mais. Reconhecemos nossa responsabilidade de educar mais pessoas e estamos entusiasmados em nos unir a Kate para aumentar a conscientização sobre os benefícios dos exames para múltiplos cânceres”, disse Josh Ofman, presidente da Grail, no comunicado.
No verão passado, após um longo desinvestimento da empresa-mãe Illumina, a Grail anunciou que focará apenas no teste Galleri, pausando seu trabalho em outros diagnósticos. O teste Galleri analisa uma amostra de sangue padrão para procurar fragmentos de DNA relacionados a mais de 50 tipos de câncer. Atualmente, ele está disponível nos EUA como um teste desenvolvido em laboratório enquanto a Grail busca aprovação completa da FDA.