A Proteção de Fronteiras dos EUA alerta as empresas farmacêuticas sobre os riscos de importar produtos biológicos de forma incorreta.

Na Conferência de Terceirização em Ensaios Clínicos na Nova Inglaterra, a CBP alertou os participantes sobre os erros legais comuns que pesquisadores cometem ao transportar materiais para pesquisa clínica. Crédito: Jonathan Weiss via Shutterstock.

O transporte incorreto de materiais biológicos expõe os EUA ao risco de doenças infecciosas e ameaças biológicas, afirma Sean Smith, coordenador de exclusão de ameaças biológicas na Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP).

No ano passado, a agência apreendeu 249.111 kg de drogas. Embora a maioria fosse de narcóticos e substâncias ilegais, outras drogas somaram 48.774 kg.

“Estamos vendo mais materiais biológicos não conformes chegando”, disse Smith em uma palestra na conferência nos dias 23 e 24 de outubro.

Muitos dos materiais não conformes são de pesquisa e alguns são produtos finais, disse Baljeet Kaur, gerente de operações agrícolas da CBP. Esses itens são frequentemente regulados por várias agências, ela acrescentou.

Itens confiscados incluíram plasmídeos, tecido animal preservado e contêineres criogênicos, disse Kaur. Muitas vezes, as pessoas têm usos legítimos para esses materiais, mas se forem transportados sem a documentação correta, a CBP deve avaliá-los como potenciais ameaças, disse Smith.

A CBP possui programas agrícolas e biológicos para impedir ameaças biológicas perigosas nos EUA por motivos de segurança nacional.

Um equívoco comum é que as pessoas descartam certos produtos como regulamentados apenas pelo Departamento de Agricultura dos EUA (USDA). “Só porque a Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA) aprovou algo, não significa que está aprovado para entrar no país. Muitos produtos são regulados por mais de uma agência, e todas elas devem ser satisfeitas,” disse Smith.

Ele mencionou materiais de primatas como algo frequentemente transportado incorretamente devido a esse equívoco. Produtos de primatas, peixes e vida selvagem precisam de declaração antes de sair do país.

O Departamento de Transporte também tem requisitos rigorosos sobre a importação de certos materiais, acrescentou Smith. Para importar materiais biológicos, é necessário um alvará do USDA e/ou dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), disse Smith. Medicamentos só podem ser transportados se forem para uso pessoal, ele acrescentou. Se as pessoas seguirem os procedimentos corretos, podemos garantir o transporte seguro de materiais necessários enquanto protegemos as fronteiras, disse Smith.

A Conferência de Terceirização em Ensaios Clínicos na Nova Inglaterra discutiu vários aspectos da pesquisa clínica nos EUA, incluindo temas como recrutamento para doenças raras e oportunidades de ensaios internacionais.

Exit mobile version