Todo mundo sua, mas para os 10 milhões de pessoas nos EUA que vivem com hiperidrose axilar primária, suar pode ter um significado totalmente novo.
Essa condição é marcada por suor além do necessário para regular a temperatura corporal. A hiperidrose axilar primária refere-se especificamente às axilas e tem grandes efeitos na qualidade de vida, impactando potencialmente a produtividade no trabalho, interações sociais e bem-estar emocional.
Já faz anos que um novo tratamento foi lançado para essa condição. Com a aprovação do FDA, a Botanix espera que seu gel tópico Sofdra possa mudar o jogo.
O medicamento recebeu aprovação do FDA para tratar hiperidrose axilar primária em pacientes com 9 anos ou mais. É a primeira e única nova entidade química aprovada para a condição, disse a Botanix em um comunicado à imprensa.
As opções de tratamento atuais incluem injeções de Botox da AbbVie e diferentes formulações de glicopirrolato. Muitos dos tratamentos no mercado não são tão direcionados quanto o Sofdra, então podem secar outros fluidos, como lágrimas, saliva e até causar retenção urinária, disse Matt Callahan, fundador e diretor executivo da Botanix, em uma entrevista recente.
Em dois estudos de fase 3 que inscreveram um total de 701 pacientes, o gel ajudou os pacientes a alcançar melhorias clínicas e estatisticamente significativas em relação aos níveis iniciais na escala de Produção Gravimétrica de Suor e na Medida de Gravidade da Doença de Hiperidrose-Axilar, de acordo com o comunicado da empresa.