Este artigo responde às questões e apresenta conselhos para tratar as 4 preocupações mais frequentes das Mamãs que nos visitam.

Na Farmácia, somos frequentemente visitados por Papás e Mamãs, preocupados com o seu Bebé, sendo os motivos mais frequentes destas visitas, alguns problemas dermatológicos (pele do bebe) e Cólicas.

Apesar dos pequenos “sustos” que estas situações provocam aos Pais, elas geralmente não são graves e têm solução. De qualquer forma, como os bebés não vêm com “livro de instruções” e não falam é perfeitamente normal que os Pais se preocupem e tenham questões.

Na Farmácia estamos prontos para ajudar!

1. Dermatite perioral

A dermatite perioral é uma erupção cutânea avermelhada e com saliências na zona à volta da boca e do queixo.

A dermatite perioral é comum nas crianças e está associada à utilização de chupeta e/ou dentição. Este tipo de dermatite carateriza-se por pápulas, pápulo-vesículas e/ou pápulo-pústulas periorais de contorno avermelhado, daí o seu aspeto semelhante a acne, rosácea ou ambos.

Existem vários produtos indicados para o tratamento da dermatite perioral, como o Uriage Bebe Creme Primeiro cuidado Peri-Oral.

O Uriage Bebe Creme Primeiro cuidado Peri-Oral tem efeito anti-inflamatório, asseptizante, calmante, hidratante e reparador, ideal para o tratamento da dermatite perioral e perinasal dos bebés e das crianças.

2. Crosta Láctea

A crosta láctea é a forma de manifestação da dermatite seborreica comum no recém-nascido e que se caracteriza pela presença de escamas amareladas e untuosas na testa e/ou no couro cabeludo. Por vezes, pode ocorrer inflamação e exsudação, ou seja, aparecimento de um líquido purulento que resulta do processo inflamatório e infecioso.

A crosta láctea é uma manifestação excessiva de sebo na pele que une as células mortas à superfície da pele no couro cabeludo do bebé, formando uma espécie de placa.

Esta dermatite ocorre, pois, no período neonatal, as glândulas sebáceas da face e do couro cabeludo estarem aumentadas e produzirem sebo após o nascimento durante algumas semanas. Outra causa é a presença de Malassezia furfur, fungo que existe naturalmente na superfície da pele e que contribui para o aparecimento da crosta láctea.

Normalmente, a crosta láctea aparece na 2ª ou 3ª semana da idade ou até mesmo antes e pode prolongar-se durante 3 a 6 meses.

Existem vários produtos indicados para o tratamento da crosta láctea, como o Uriage Bebe Creme Primeiro cuidado Crosta Lactea.

O Uriage Bebe Creme Primeiro cuidado Crosta Lactea tem um efeito anti-inflamatório, antifúngico e antibacteriano, nutritivo, hidratante e calmante, sendo ideal para o tratamento da crosta láctea nos bebés. Este produto deve ser aplicado 1 vez por dia, após a higiene do bebé, no rosto e couro cabeludo (não precisa de ser removido).

3. Eritema da Fralda

O eritema da fralda, ou assadura do bebé, é caracterizado por vermelhidão, inchaço ou borbulhas no rabinho, coxas e zona genital (pode também estar quente). Pelo facto de causar dor ao bebé, é normal que este chore e/ou fique irrequieto durante a muda da fralda e os banhos.

Esta dermatite é consequência da fricção da fralda e da acidez das fezes e da urina, ou seja, quanto mais tempo a pele do bebé contactar com a fralda suja maior será a probabilidade de desenvolver eritema da fralda.

Existem vários produtos indicados para o tratamento da dermatite de fralda, como o Uriage Bebe Primeiro Spray Cu-Zn+.

O Uriage Bebe Primeiro Spray Cu-Zn+ tem um efeito anti-inflamatório, asseptizante, absorvente, hidratante e calmante, sendo ideal para o tratamento da dermatite da fralda. Além disso, por ser em spray evita que se toque na pele irritada e fragilizada do bebé.

4. Cólicas nos Bebés

As cólicas nos bebés resultam da acumulação de gases no aparelho digestivo ainda imaturo do recém-nascido, que não os consegue eliminar adequadamente. No recém-nascido, as cólicas caraterizam-se por choro excessivo, dores, dobrar as pernas em direção à barriga e, por vezes, libertação de gases.

A distensão intestinal causada pela acumulação de gases provoca dores, o que faz com que o bebé chore. Ao chorar, o bebé ingere mais ar, o que agrava a situação, resultando em mais choro.

Para ajudar o bebé a não ter cólicas, os pais devem:

  • Assegurar que o bebé tem o nariz desobstruído, especialmente durante as mamadas;
  • Otimizar a adaptação da boca do bebé ao mamilo ou à tetina durante as mamadas;
  • Garantir que a tetina do biberão está preenchida com leite;
  • Dar oportunidade ao bebé de arrotar a meio e no final das mamadas, mantendo-o na posição vertical;
  • Realizar manobras que ajudam a expulsar os gases presentes no intestino, tais como massajar cuidadosamente a barriga do bebé e dobrar as pernas do bebé em direção à barriga;
  • Acalmar o bebé de forma a evitar que chore.

Utilizar suplementos alimentares como o Colimil Baby Solução Oral que acalmam as