
Tudo o que precisa saber sobre a Diarreia.
O que é a Diarreia?
A Diarreia é uma perturbação intestinal que se caracteriza pela alteração no volume e na consistência das fezes e está associada a um aumento do número de dejeções diárias.
Existem tipos diferentes de Diarreia?
Sim. A diarreia pode ser:
- Aguda: tem uma duração inferior a duas semanas e, regra geral, é de etiologia infeciosa.Dentro deste tipo, insere-se a diarreia do viajante, que surge aquando de uma viagem para locais com poucas ou nenhumas condições sanitárias, tem um início repentino e, geralmente, tem uma duração curta (4 a 7 dias).
- Persistente: dura mais de 14 dias.Crónica: tem uma duração superior a 4 semanas.
O que provoca a Diarreia?
A diarreia pode ter várias causas, tais como:
- doenças (ex.: Diabetes, Síndrome do Intestino Irritável, Doença de Crohn),
- alguns medicamentos,
- intolerância à lactose,
- abuso de álcool,
- abuso de laxantes,
- etc.
O que devo fazer se tiver Diarreia?
Se a Diarreia for de longa duração ou se apresentar febre, deve consultar um médico.
No caso de diarreia de curta duração, sem febre, existem medidas que podemos e devemos tomar, que são:
Ingestão de líquidos para evitar a desidratação;
Evitar bebidas com cafeína, gás ou álcool;
Fazer uma alimentação mais pobre em fibras;
Evitar produtos lácteos, gordurosos e comidas muito condimentadas.
Existem ainda alguns tipos de medicamentos que o podem ajudar:
Desde logo, como medida de emergência e com efeitos mais imediatos, existem os antidiarreicos que são medicamentos que param a diarreia rapidamente, dos quais a substancia mais conhecida é a Loperamida. Os quais devem ser sempre acompanhados de Reguladores da Flora Intestinal e rehidratantes.
Para que server os reguladores da Flora Intestinal e rehidratantes?
O nosso intestino é colonizado por bactérias que formam a microbiota intestinal. Estas bactérias são importantes e necessárias ao bom funcionamento do nosso intestino, pois ajudam na digestão de alimentos e dificultam a proliferação de bactérias nocivas.
Por vezes, a barreira natural do intestino fica em desequilíbrio (ex.: como a toma de antibióticos) e é necessário a toma de medicamentos que regulam a flora intestinal.
A toma do antibiótico deve ser sempre acompanhada pela tomada de um regulador da flora intestinal, uma vez que o antibiótico não é específico para as bactérias “más”. Assim, ele destrói a flora intestinal que deve ser reposta, de forma a evitar diarreias e outras perturbações intestinais. Já os rehidratantes são importantes porque com a Diarreia o organismo perde liquidos e sais minerais importantes para o seu funcionamento normal, os quais devem ser repostos rapidamente – os rehidratantes garantem essa rápida reposição!