As escovas não são todas iguais!

As escovas podem ser classificadas quanto ao nível de dureza dos filamentos em:

  • macia;
  • média;
  • dura.

Existe muitas vezes a ideia errada de que as escovas duras são melhores porque “duram mais” ou porque “limpam melhor”!?

Na verdade, as escovas duras só são mesmo recomendadas para a limpeza de próteses e aparelhos ortodônticos removíveis, ou noutras situações especificas se recomendado pelo seu Dentista!

Mesmo nestas situações as escovas duras são frequentemente utilizadas de forma errada porque é feita muita pressão na escovagem, principalmente ao nível da gengiva. Isto pode levar futuramente à retração gengival, pois deixa as gengivas mais sensíveis, e com o tempo, pode fazer com que as raízes fiquem expostas.

Assim, as escovas suaves, como a escova Curaprox CS5460 ultra soft que tem cerdas (filamento) mais macias e finas, são aconselháveis na maioria dos casos, isto porque como os filamentos são tão finos, facilitam o acesso aos espaços existentes entre os dentes e as gengivas, limpando suavemente sem causar desgaste dos dentes e sem agredir a gengiva.

Isso é importante já que, nesta área inacessível e vulnerável, é onde se acumula um grande número de bactérias.

Toda a vida utilizei escovas duras, devo mudar logo para uma escova suave?

Na verdade não é o ideal! O ideal nestes casos é começar por utilizar uma escova de introdução às escovas macias como é o caso da escova Curaprox CS 1560 Soft que possui filamentos de CUREN® com 0,15 mm.